Ocupação Criança

Para quem acredita no potencial infantil

By: Avisa Lá | November 18, 2016

Clique para ampliar

Nome do Projeto: Com que roupa eu vou para chuva
Responsáveis: Adriana Miliorança, Andrea Miliorança, Tessy Rocha
Instituição: Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz - Curitiba-PR
Faixa etária atendida: 0 a 3 anos

Como ocorre em várias instituições no Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho Feliz as crianças conversavam sobre o tempo observando da janela e registravam no calendário se havia sol ou chuva. Prática mecânica  que não traz  nenhuma contribuição para uma aprendizagem efetiva. Além disso, brincavam na sala nos dias de chuva e permaneciam nesse espaço por longos períodos, mesmo nos dias de sol.


Com muita formação continuada, reflexão sobre a prática e novas informações sobre como crianças pequenas constroem conhecimentos sobre a natureza, foi possível mudar completamente as atividades da unidade educativa. Destacamos aqui principalmente a capacidade de ouvir  as crianças e as propostas com sentido e significado que foram desenvolvidas.


Os saberes infantis sobre a chuva:

- Tem vento. Sempre que tem vento chove?
- O parque está molhado porque choveu.
- Mas o parque não tá todo molhado,eu acho que não é chuva.
- É porque tem neblina que o parque tá molhado!
-  Quando eu vou na praia tem neblina.
- Tem sol, mas tá frio.   
- Pra medir a temperatura, a gente usa um termômetro, eu vi  no Doc,  ( Discovery Kids)
   

As professoras começaram além de prestar atenção aos saberes infantis, propiciar experiênciasde exploração  nos espaços externos com elementos da natureza . As crianças puderam adequar vestimentas para brincar nos dias de chuva, pisar no barro e nas poças de água. Houve um aumento grande de repertório e os pequenos puderam realizar comparações sobre espaços, condições climáticas e adequação de vestuário. Os registros por meio de desenho e fotográfico dão conta das inúmeras aprendizagens com sentido e significado que todos os envolvidos , crianças e professoras, puderam fazer.  

OBS: Mais informações sobre essa experiência, você encontra na Revista Avisa lá nº 64 (Novembro/2015)

Category: Professor 2 

Tags: