Ocupação Criança

Para quem acredita no potencial infantil

By: Avisa Lá | November 18, 2016

Ilustração: Revista nº10, pg. 7
Clique para ampliar

Nome do Projeto:
Do meu nariz cuido eu

Responsável:
Maria Lúcia do Nascimento, Liazita Goetz (coordenação Elza Corsi)
Instituição:
Creche Mão Cooperadora
Faixa etária atendida:
2 a 3 anos

Descrição da prática e resultados:

Mensalmente eram observados casos de crianças que adoeciam; os resfriados, amidalites, gripes eram constantes e por mais que as educadoras cuidassem o quadro não se alterava, pois, cuidar de uma criança não significa apenas realizar ações por ela, mas permitir e dar condições para que ela adquira maior autonomia no cuidado de si mesma.

Assim surgiu um projeto que objetivou a construção de hábitos e aprendizagem de procedimentos de higiene e cuidado pessoal, propondo ao educador que considerasse a necessidade de que a própria criança limpasse seu nariz. 

Para possibilitar essa aprendizagem era necessário apoiar a criança nos procedimentos adequados para higienizar seu nariz e também que o papel higiênico ficasse sempre disponível e ao alcance das crianças, bem como o acesso ao espelho e às torneiras para que pudessem lavar as mãos depois. A dificuldade dos educadores que, à princípio, não acreditavam que as crianças fossem capazes de realizar o procedimento sozinhas, foi superada pela capacidade demonstrada pelas próprias crianças. 

O projeto teve resultados bastante animadores, pois além da diminuição nos casos de coriza, agora toda criança cuida do próprio nariz com mais higiene, segurança e autonomia.

OBS. : Mais informações sobre essa experiência, você encontra na Revista avisa lá nº 10 (abril/2002).

Category: Professor 3 

Tags: