Ocupação Criança

Para quem acredita no potencial infantil

Nós valorizamos as manifestações infantis!


Se você também valoriza as produções e as diversas manifestações infantis, não perca a oportunidade de participar da Mobilização OCUPAÇÃO CRIANÇA!

Os trabalhos serão recebidos e selecionados em duas Mostras durante o ano de 2017, como segue:

Em novembro de 2017, será realizado o II Seminário Ocupação Criança.

A inscrição pode ser realizada em uma das seguintes categorias:

GESTORES E COORDENADORES
Gestão 1: Como favorecemos o protagonismo infantil
Esta categoria remete aos trabalhos realizados por gestores e coordenadores que diagnosticaram e planejaram espaços, materiais e atividades que potencializaram o protagonismo e as manifestações infantis em suas escolas.

Gestão 2: Formando para a mudança
Aqui o destaque são as ações formativas que conseguem alterar concepções tradicionais de criança, ensino e aprendizagem e/ou que apoiam as práticas de autocuidado. A descrição do processo pode comportar as idas e vindas em direção a uma meta de valorização das manifestações infantis.

PROFESSORES

Professor 1– Desapeguei-me dos enfeites
Esta categoria remete às propostas feitas pelos professores que modificaram sua prática, apresentando como antes “enfeitavam” os espaços com suas produções ou artigos comprados e passaram a dar visibilidade aos fazeres e saberes das crianças.

Professor 2 – Passei a ouvir, observar e conhecer mais as crianças
Aqui se destacam relatos com as falas das crianças em diferentes atividades, os desenhos, os raciocínios na resolução de problemas, as escritas, os enredos e atitudes durante o jogo simbólico, além de diálogos nas rodas de conversa.

Professor 3 – Apoio a construção da autonomia em relação aos cuidados

Também se aprende a cuidar de si e dos outros na escola. Usar o banheiro, lavar as mãos, hidratar-se, servir-se na hora do lanche e das refeições são aprendizagens importantes que proporcionamos no cotidiano escolar.

A seleção será realizada em duas etapas. Caso seu projeto seja selecionado, entraremos em contato para o envio de mais informações sobre o processo, de detalhes das ações desenvolvidas e dos resultados alcançados, bem como de mais fotos e produções infantis.

Atenção!
Somente serão aceitos materiais, relatos e ações formativas que tenham prioritariamente produções, desenhos, escritas e pequenos vídeos com cenas que envolvam diretamente o fazer das crianças. Não serão aceitos: desenhos mimeografados ou xerocados para pintar, flores e outros materiais feitos de EVA e/ou qualquer material elaborado por adultos ou pelo mercado editorial e produtos pedagógicos prontos.