Ocupação Criança

Para quem acredita no potencial infantil

By: Avisa Lá | July 25, 2018

 

Nome da escola:

INSTITUTO PRÓ-SABER SP
Responsável pelo projeto/ação: FERNANDA RENNER, MÁRCIA FÉLIX E LIA OLIVAL
Função:

COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
Educadores envolvidos no projeto: CRISTIANE MENDES, KARINA ALVES E PATRÍCIA SOARES
Município/Estado:

SÃO PAULO - SP
Faixa etária atendida:

CRIANÇAS DE 4 A 10 ANOS

 
Chá Literário

O que levou à realização da prática? (diagnóstico)

O “Chá Literário foi criado a partir de um trabalho de sondagens de leitura e escrita com crianças que participaram do programa Ler & Brincar, em 2017. O evento tem o intuito de estimular a leitura, e ajudar as crianças a ler com fluência textos significativos, como poemas, quadrinhas, adivinhas, músicas, entre outros.

Descrição das ações realizadas:

As crianças escolhem os textos que vão ler no Chá e trabalham com eles durante vários dias, apoiadas pelos professores e levando para ler com seus familiares, o que contribui para que adquiram confiança e fluência para ler.


Os Chás Literários que acontecem todos os meses, é levado muito a sério, mas também é recheado de afetividade e diversão.

Descrição dos fazeres e saberes infantis que emergiram no trabalho desenvolvido:

Ao longo do ano, realizamos muitas edições do Chá e isso revelou toda a potência que as crianças têm, desde que tenham a oportunidade de aprimorar e expressar seus conhecimentos. Percebemos que o chá é um acontecimento muito esperado por elas. No dia marcado, vemos crianças bem arrumadas, com cabelo enfeitado e até de roupa nova. Tudo para se apresentar para os colegas. As crianças escolhem com quem querem ler, e se precisam de ajuda do professor. Muitas começam tímidas e muito inseguras, mas aos poucos, vão ganhando confiança. Não é apenas ler com fluência, mas também sentir-se capaz, respeitada e acolhida nos seus saberes. Nas primeiras apresentações, apenas as crianças que já sabem ler sentem-se preparadas para fazê-lo diante dos amigos. Com o passar dos meses, e a partir de boas intervenções dos professores, é comum que 100% do grupo participe. Até as mais tímidas e com dificuldades conseguem ler. Para isso acontecer, as crianças leem juntas para que se apoiem, e também os professores leem junto. Dessa forma, mostramos que o desafio é possível, e que ler é uma atividade repleta de contexto.

Descrição dos resultados da ação:

Ao longo de um ano, realizamos 10 edições do chá literário. Comprovamos com atividades de sondagem e leituras em sala feitas pelos alunos que, aqueles que tinham dificuldades para ler, conseguem desenvolver a fluência e melhorar o seu desempenho. Temos relatos de famílias sobre o quanto as crianças são elogiadas pelos professores, o que traz uma grande satisfação a todos. Também percebemos que o sucesso na leitura desenvolve o gosto e o interesse em participar de eventos como esse. As crianças sentem-se capazes e felizes em conseguir mostrar o que sabem e o que aprendem. Ler no chá literário, seja sozinho, com outras crianças ou em grupo é um grande desafio para muitas delas. Transpor essa barreira é um marco para todas. A cada mês vemos mais crianças subirem no palco para ler e compartilhar essa conquista com o grupo. Para a equipe de educadores fica a certeza de que boas práticas de leitura podem ser decisivas no desenvolvimento das crianças. 


Ao final das leituras, todas as crianças e professores tomam chá com bolachas, e celebram a leitura de forma única.

 
 

Category: Gestão 1 

Tags:

Comments:

Be the first to comment ...

Post a Comment