Ocupação Criança

Para quem acredita no potencial infantil

By: Avisa Lá | December 18, 2018

 

Nome da Instituição: Pré-escola Municipal Judite Alencar Marinho
Responsável:  Cristiane Sousa Santos
Função ou cargo que ocupa: Coordenadora Pedagógica
Equipe participante: Lidiane Assis Millena Cruz, Daniela Nascimento
Município e Estado:  Feira de Santana / Bahia
Faixa etária atendida: 4 e 5 anos
Categoria - Professor 1: Passei a ouvir, observar e conhecer mais as crianças

 
O que levou a realização da prática? (diagnóstico)


Pensando na construção do conhecimento através das experiências, o contato com a cultura local oferece oportunidade para a valorização e conservação da história da comunidade e do município. A Literatura de Cordel foi a maneira de apresentar essa manifestação da poesia popular transmitida de geração e geração na história do povo nordestino. Nesta perspectiva, o projeto teve como objetivo colocar as crianças em contato com a literatura de Cordel, despertando a curiosidade sobre a cultura local e a poesia popular. 

Descrição das intervenções que foram realizadas


Essa experiência teve início com atividades com a linguagem do cordel. Para isso foram utilizados recursos vários recursos, dentre eles alguns vídeos. Assim, as crianças foram descobrindo, através dos cordelistas locais, muitas histórias, iniciando com Jurivaldo Alves da Silva, cordelista feirense, que no seu Cordel Cidade Princesa, relata como surgiu o Município de Feira de Santana. O estudo desse cordel, propiciou as crianças um envolvimento com seu cotidiano, pois trabalharam com imagens do surgimento da cidade e também atuais, permitindo que as crianças se reconhecessem naquele ambiente recordando os lugares que conheciam.  As crianças também exercitaram a imaginação com desenhos, pinturas e xilogravuras. Para despertar o gosto pela leitura e escrita, o projeto contou com a participação da supervisora do PIBID, a professora Luciene Dias, que promoveu junto com a professora, uma conversa com um autor, momento em que as crianças interagiram fazendo comentários e perguntas
 

Descrição dos saberes e fazeres infantis que emergiram no trabalho desenvolvido


No decorrer do projeto pode-se perceber a curiosidade das crianças, suas perguntas; a história de suas famílias e da cidade, bem como a valorização dos artistas locais e seu reconhecendo como pertencente à cultura nordestina.
Escreveram quadrinhas, tendo a professora como escriba e fizeram xilogravuras, a partir dos seus desenhos, que serviram como ilustração. 

Descrição dos resultados das ações


Alguns dos familiares relataram na culminância do projeto, que as crianças apresentaram em casa uma Feira de Santana que os adultos não reconheciam. Trabalhar a xilogravura também enriqueceu o projeto pois propiciou o contato com uma técnica antiga e muito importante nesta região do país. 

Galeria de fotos

Vídeo comentado

Category: Professor 1 

Tags:

Comments:

Be the first to comment ...

Post a Comment